quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Nota doutrinal sobre alguns aspectos da evangelização

No dia 03/12/07 a Congregação para a Doutrina da Fé publicou uma "Nota doutrinal sobre alguns aspectos da evangelização". Para lê-la clique no link abaixo e cole-o em seu navegador:

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20071203_nota-evangelizzazione_po.html

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Papa agradece ás crianças da IAM

Cidade do Vaticano (Agência Fides) - “Depois de pousar ‘sobre o lugar onde se encontrava o menino’, a estrela que guiou os Magos cessou a sua função, mas a sua luz espiritual está sempre presente na palavra do Evangelho, que é também hoje capaz de guiar todo homem a Jesus.” Da janela de seus aposentos, no Palácio Apostólico Vaticano, no domingo, 6 de janeiro de 2008, o Papa Bento XVI dedicou o seu discurso antes da oração do Angelus à solenidade da Epifania e, em particular, ao significado simbólico da estrela que guiou os Magos. “Também a Igreja - prosseguiu o Santo Padre - desempenha para a humanidade a missão da estrela. Mas algo do gênero pode ser dito de cada cristão, chamado a esclarecer com a palavra e o testemunho de vida os passos dos irmãos. Quanto é importante então que nós, cristãos, sejamos fiéis à nossa vocação! Todo autêntico fiel está sempre em caminho no itinerário pessoal de fé e, ao mesmo tempo, com a pequena luz que leva dentro de si, pode e deve ser de ajuda a quem se encontra a seu lado e, talvez, tem dificuldade em encontrar a estrada que conduz a Cristo.” Bento XVI também evidenciou que “desde sua primeira manifestação, a luz de Cristo começa a atrair sobre si os homens ‘que Deus ama’ (Lc 2,14), de todas as línguas, povos e culturas. É a força do Espírito Santo que move os corações e as mentes em busca da verdade, da beleza, da justiça e da paz”. Assim, citando a encíclica “Fides et ratio” de João Paulo II, o Papa afirmou que “o homem se encontra em um caminho de busca humanamente interminável: busca de verdade e busca de uma pessoa a quem se entregar" (n. 33) e que “os Magos encontram ambas as realidades no Menino de Belém”.
Depois da oração mariana, o Santo Padre assim recordou a celebração do Dia da Pontifícia Obra da Infância Missionária: “Hoje se celebra o Dia Mundial da Infância Missionária. Há mais de 160 anos, por iniciativa do bispo francês Charles de Forbin Janson, a Infância de Jesus se tornou um símbolo para o empenho das crianças cristãs que ajudam a Igreja na sua tarefa de evangelização com a oração, o sacrifício e os gestos de solidariedade. Milhares de crianças vão ao encontro das necessidades de outras crianças, impulsionadas pelo amor que o Filho de Deus, que se fez pequeno, trouxe sobre a terra. Digo obrigado a esses pequenos e rezo para que sejam sempre missionários do Evangelho. Agradeço também a seus animadores, que os acompanham sobre a estrada da generosidade, da fraternidade, da fé alegre que gera esperança”. (S.L.) (Agência Fides 7/1/2008).